Assim como o Twitter foi crucial para a Primavera Árabe deslanchar em 2012, um aplicativo de bate-papo caiu no gosto dos manifestantes de Hong Kong que lutam contra o controle da China, ainda que mais ameno em relação aos outros territórios do país.
O FireChat não tem a popularidade do WhatsApp no Ocidente ou do WeChat, na Ásia. Mas, diferentemente desses dois, o aplicativo de chat possui a capacidade de enviar e receber mensagens mesmo sem sinal de celular. Isso é possível porque o programa faz uso de um protocolo alternativo de conexão conhecido como “rede mesh”.
Com ela, cada aparelho se torna um nó de uma rede. Assim, quando um dado deve ser enviado, é transmitido de um ponto a outro. Isso dispensa a necessidade de que o aparelho esteja conectado a uma rede sem fio ou a cabo, pois não há a necessidade de as informações serem transmitidas a um servidor central antes de ser acessado por um aparelho. O app está disponível aqui para Android e aqui para iOS.
A também chamada “rede de malha” necessita apenas que um desses dispositivos esteja conectado à internet. Funciona muito bem em meio a grandes concentrações, como é o caso dos protestos em Hong Kong.
fonte
Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores